Um problema a menos

Ontem tivemos mais um dia de queda na bolsa brasileira, o IBOV fechou com 118.227 e o dólar a 4,71.

No exterior, o dia foi um pouco mais tenso, já havia a preocupação de como seria a divulgação da Ata da reunião do FED, e logo quando foi divulgada as expectativas se confirmaram e os dirigentes realmente pretendem aumentar essa taxa de juros no mercado americano. E por que tanta preocupação com as taxas de juros americanas? A situação é que os Estados Unidos funcionam como a locomotiva do mundo. Se os juros americanos forem elevados a um patamar que leve a desaceleração do consumo e consequentemente uma recessão, irá afetar o mundo inteiro de forma negativa, prejudicando a economia global como um todo.

Notícia importante e positiva foi divulgada na noite de ontem, o Ministério de Minas e Energia divulgou que definiu a bandeira tarifária verde, com tarifas mais baratas ao consumidor.
O sistema de bandeiras tarifárias funciona conforme a capacidade de geração de energia do país. Essa mudança de bandeira tarifária, aliada a diminuição do dólar devem colaborar para diminuição da inflação brasileira.

Sobre as commodities, finalmente ontem tivemos a definição sobre os indicados a assumir o comando da Petrobras, José Mauro Coelho será indicado para a presidência e Marcio Andrade Weber será o novo presidente do Conselho de Administração. O mercado enxergou como uma solução técnica para o comando e deve tirar peso sobre as ações.

Em relação ao capital estrangeiro, tivemos a informação de uma saída de capital estrangeiro ao se considerar os dados de segunda-feira. Foi um volume baixo em relação ao que vem chegando, o fluxo de abril está positivo em 578 milhões e o fluxo no ano em 76 bilhões, já considerando o desconto dos empréstimos que a B3 havia contabilizado de forma equivocada.

Notícia sobre novas sanções à Rússia, Biden proibiu dois principais bancos privados de fazerem negociações com os Estados Unidos. Petróleo e gás seguem fora das sanções.

As bolsas da Ásia, seguem em queda influenciadas pela preocupação com as taxas de juros dos Estados Unidos. Japão caiu 1,69%, Hong Kong 1,23%, Coreia do Sul 1,43% e a China 1,42%.

Atenção hoje para o mercado reagindo à definição da bandeira verde e como irão refletir no DI e a expectativa de frear a inflação e as taxas de juros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ¨Aceitar¨ você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.